terça-feira, 8 de janeiro de 2008

Ensaios filosóficos II

Arrisco dizer que o homem descobre a verdade no caminho da compreensão de seu lugar no mundo e no lugar ocupado por todas as outras “coisas”, inclusive pelo théos.

Carneiro Leão - da verdade

"...tudo o que o homem conhece, sente, pensa, sabe ou faz, só se torna realmente significativo, só adquire sentido essencial, se houver possibilidade de conversa e diálogo, na medida em que dele se puder falar a partir de sua linguagem. Não há verdade no singular, fora de toda e qualquer envergadura de discurso. Toda verdade é plural... Enquanto vivermos, pensarmos e agirmos na Terra, só faz sentido o que pudermos falar uns aos outros, o que puder receber um significado na e da linguagem..."

LEÃO, Emannuel Carneiro. Aprendendo a pensar - volume I. Petrópolis: Vozes, 2000, p. 104

Ensaios filosóficos I

É a im-probabilidade que dá sentido à busca. A filosofia não é feita de respostas acabadas, justamente o contrário, e justamente por muito questionar, ela nos abre um espaço convidativo para este exercício de reflexão. Mas o que, aqui, é im-provável? Ora, que a Verdade e o Homem são os que se apresentam ou os que nos dizem ser. Os enunciados são im-prováveis por de fato não se apresentarem com os devidos selos de garantia. Ainda assim, mereceriam ser testados.

Heidegger - das angústias

"Angustiar-se é descobrir original e diretamente o mundo como mundo. [...] A angústia faz explodir no cerne do Dasein o ser na direção do poder-ser mais autêntico, ou seja, o ser-livre para a liberdade de escolher e de se apoderar de si mesmo".

ADLER, Laure. Nos passos de Hannah Arendt. São Paulo: Record, 2007, p. 67

quinta-feira, 3 de janeiro de 2008

Maquiagem

Então, peguei o estojo e, depois de preparar a pele do rosto da mamãe, fui pintar seus olhos. Briguei várias vezes com ela:
- Mãe, não aperta os olhos, está atrapalhando. Assim o pincel não corre direito.
Depois de me falar três vezes que não era de propósito, ela explicou:
- Eu não estou apertando. É que meus olhos já estão flácidos.